terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Desordem


    Eu, comparado com muitos jovens que não tem transtorno obsessivo compulsivo, sou uma pessoa organizada, mas meu quarto chegou a um ponto meio preocupante, eu sei onde estão as coisas, mas para chegar até elas eu tenho que passar por pilhas e mais pilhas de coisas, principalmente papéis. Mas a coisa que mais está me incomodando é o meu computador, a minha pasta de transferências está o cúmulo da desordem (dá para achar as coisas usando o spotlight, mas não estou me sentindo bem com a bagunça). Então resolvi organizar tudo agora, e achei algumas dicas que compartilharei com você.
    Primeiro lembre-se que você não tem que arrumar tudo de uma vez, fica até mais fácil ir aos poucos (tipo, estou arrumando uma gaveta por vez). Então, quando você escolher o que vai organizar, você removará tudo o que está lá separando em pilhas. Os sites recomendam uma pilha para coisas que você quase nunca usa (1), uma para coisas que você usa pouco (2) e outra para coisas que você usa (3), mas eu também faço uma de coisas que não são minhas e devo devolver (4) e separo a 1 em duas, uma para lixo (11) e outra para coisas doáveis (12).
    Aí, você pega a pilha 2 e decide quais dessas coisas são úteis o suficiente para ocupar espaço e quais não são e coloca essas coisas nas pilhas 3 e 1 respectivamente (isso que vou dizer pode ser insensível, mas coisas sentimentais que você nunca vê são inúteis). Agora você joga fora a pilha 11 e separa a 12 para a doação, mas doe rápido, para não continuar ocupando espaço. Não vou nem explicar o que você faz com a pilha 4, porque é óbvio (se não for óbvio para você, não peça minhas coisas emprestadas).
    Agora a parte mais difícil para mim, colocar a pilha 3 de volta, porque se você colocar de qualquer jeito logo logo estará tudo bagunçado novamente. Compre pastas para guardar todos os papéis juntos, e outra para documentos, e deixe cada compartimento de seu quarto reservado para alguma coisa, tipo, não devolva um livro para a gaveta de revistas. No computador deixe todos os documentos com nomes semelhantes (não deixe um episódio chamado Grey's Anatomy 1x01 e o episódio seguinte GA S1E2) e use pastas, e coloque pastas dentro de pastas ( por exemplo, tenho uma pasta de séries, e cada série tem uma pasta e dentro destas existe uma pasta para cada temporada). E lembre-se, não é só porque tem espaço no computador que não é melhor jogar coisas inúteis fora.
    Espero ter ajudado. =)
    Por hoje é só, até amanhã ^^

4 comentários:

  1. Meu quarto nunca chegou a esse pnto porque minha mãe me mataria, mas no corre corre do dia a dia a gente acaba deixando tudo pra lá, e é muito importante parar e organizar tudo.

    Muito bom o post, bjs

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  2. Sobre a biblioteca circulante. è então por enquanto só estão naquelas cidades que estão no site, mas se houver interesse da sua parte por exemplo de adotar uma biblioteca é só entrar em contato.
    Pode ser feita na sua casa, no seu trabalho é algo muito simples.

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  3. Nossa, que legal essas dicas. Quando for arrumar meu quarto vou fazer isso! Meu professor me disse uma coisa que eu nunca esqueci: se seu quarto está bagunçado é porque sua vida tá bagunçada. Quando vc "arrumar" sua vida, vc arrumará seu quarto inconscientemente e automaticamente. E o pior que é verdade...

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  4. Durante essa arrumação eu percebi isso que seu professor disse, eu não vou conseguir terminar de organizar meu quarto enquanto não organizar minha vida, decidir o que é importante e o que não é, o que só está me atrapalhando e etc

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