segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Jogos Vorazes


     Melhor livro que leio desde Harry Potter! A história talvez não seja tão boa quanto a de HP (ainda é muito boa), mas a leitura é deliciosa! Não lembro de ter acabado um livro tão rapidamente, e estou morrendo porque a continuação ainda não foi publicada em português (acho que se descobrir que não sairá até fevereiro, lerei em inglês mesmo).
     O livro é narrado pela personagem principal Katniss, uma garota que vive no Distrito 12, um dos mais pobres de Panem (os EUA de um futuro bem ruim), que é formada por 12 distritos e a Capital. Devido a uma guerra em que os 13 distritos (daqui a pouco contarei o que aconteceu com 13º) lutaram contra a Capital e perderam, o Distrito 13 foi destruído e os outros 12, além de outras punições, foram obrigados a participarem anualmente dos Jogos Vorazes (JV).
    Um garoto e uma garota de cada distrito são sorteados (ou se oferecem) a cada ano para participarem dos Jogos. Os 24 jovens entre 12 e 18 anos são colocados em uma arena (que pode ser um deserto, uma floresta, etc) e os Jogos acabam assim que só restar um sobrevivente, obrigando que eles matem ou morram, e tudo é televisionado para toda Panem.
    No ano em que se passa o livro, a sorteada do Distrito 12 é Prim, irmã mais nova de Katniss. A narradora então se oferece para substituí-la. A partir daí começa uma história cheia de ação, tensão, drama, romance, emoção e até uma forma de humor. Não dá para não querer ler a trilogia inteira (principalmente porque o livro acaba sem concluir tudo, mas ao mesmo tempo faz você se perguntar sobre o que exatamente o próximo livro falará).
    O livro parece ter sido copiado de inspirado em Battle Royale, um livro japonês que virou filme e mangá que tem uma história muito semelhante, mas que parece emocionalmente mais profunda. Gostaria muito de ler, mas o livro não foi lançado em português, os mangás foram interrompidos no meio da história no Brasil e nunca procurei o filme. Mas, mesmo se JV for uma cópia, é ótimo e vale muito a pena ler! :)
     Por hoje é só, até amanhã =)

2 comentários: